TEXTO “TECNOLOGIA EDUCATIVA EM PORTUGAL: CONCEITO, ORIGENS, EVOLUÇÃO, ÁREAS DE INTERVENÇÃO E INVESTIGAÇÃO”
Elias Blanco e Bento Silva
Universidade do Minho
Os texto em análise começa por definir o conceito de Tecnologia Educativa. O termo “tecnologia” vem do grego e refere-se a termos técnicos, como os utensílios, as máquinas e as operações dos ofícios. Mas, o movimento mais importante da transformação do pensamento técnico, afastando-o do carácter descritivo, dá-se no início do séc. XVIII, através do estreitamento de laços entre os práticos e os teóricos. A tecnologia passa, assim, a ser encarada como uma aplicação de conhecimentos científicos na resolução de problemas.
No séc. XX (sociedade contemporânea), verifica-se que a tecnologia tem uma mediação muito mais marcante entre o homem e a natureza, pois o impulso tecnológico do séc. XX interfere em todas as actividades humanas, transformando as formas de vida. Estes avanços podem-se visualizar nas comunicações, na indústria, nos transportes, na medicina; mas mais evidentemente, nas formas de sociabilidade e da vida familiar.
A tecnologia educativa é essencial na construção de sistemas de ensino-aprendizagem capazes de provocar mudanças educativas significativas. Tecnologia e Educação são dois processos que estão ligados ao serviço da construção e desenvolvimento do ser humano.
Nas ajudas para a aprendizagem (década de 60), o instrumento principal é o programa, um exemplo de material didáctico que inclui um método preciso e implica todo um sistema de ensino apoiado num modelo de aprendizagem. Passa-se das ajudas aos métodos, dos aparelhos aos recursos e o objectivo final é optimizar os processos na sala de aula.
Em meados da década de 80 ocorreram dois acontecimentos importantes para o desenvolvimento da Tecnologia Educativa:
- Projeto Minerva: tem a finalidade de conduzir os meios informáticos no ensino não superior
- Trabalhos da Reforma Educativa: tem a finalidade de sedimentar a Tecnologia Educativa no seio do sistema educativo, pronunciam a fase posterior de desenvolvimento.
A Tecnologia Educativa, que busca a relação da teoria com a prática, tem vindo a investigar nas seguintes direcções: Teorias da Comunicação, Psicologia da Aprendizagem e Teoria Geral de Sistemas. A investigação em Portugal está ainda pouco desenvolvida, no entanto, com a realização dos cursos de mestrado específicos em Tecnologia será de esperar que estas cresçam.
A Tecnologia Educativa faz também parte do nosso Mestrado em Ensino da Música. Com estas ferramentas podemos dinamizar e optimizar o ensino e proporcionar aos alunos novas aprendizagens ao pô-los em contacto com o mundo tecnológico.
Pode ler o restante texto no seguinte
link:
Referências Bibliográficas
Blanco, E. & Silva, B. (1993). Tecnologia Educativa em Portugal: conceito, origens, evolução, áreas de intervenção e investigação. Revista Portuguesa de Educação, vol. 6 (3), pp. 37-55.