terça-feira, 8 de maio de 2012

Recensão de artigo 2

TEXTO “TECNOLOGIA EDUCATIVA EM PORTUGAL: CONCEITO, ORIGENS, EVOLUÇÃO, ÁREAS DE INTERVENÇÃO E INVESTIGAÇÃO”

Elias Blanco e Bento Silva
Universidade do Minho


            Os texto em análise começa por definir o conceito de Tecnologia Educativa. O termo “tecnologia” vem do grego e refere-se a termos técnicos, como os utensílios, as máquinas e as operações dos ofícios. Mas, o movimento mais importante da transformação do pensamento técnico, afastando-o do carácter descritivo, dá-se no início do séc. XVIII, através do estreitamento de laços entre os práticos e os teóricos. A tecnologia passa, assim, a ser encarada como uma aplicação de conhecimentos científicos na resolução de problemas.
No séc. XX (sociedade contemporânea), verifica-se que a tecnologia tem uma mediação muito mais marcante entre o homem e a natureza, pois o impulso tecnológico do séc. XX interfere em todas as actividades humanas, transformando as formas de vida. Estes avanços podem-se visualizar nas comunicações, na indústria, nos transportes, na medicina; mas mais evidentemente, nas formas de sociabilidade e da vida familiar.
A tecnologia educativa é essencial na construção de sistemas de ensino-aprendizagem capazes de provocar mudanças educativas significativas. Tecnologia e Educação são dois processos que estão ligados ao serviço da construção e desenvolvimento do ser humano.



Nas ajudas para a aprendizagem (década de 60), o instrumento principal é o programa, um exemplo de material didáctico que inclui um método preciso e implica todo um sistema de ensino apoiado num modelo de aprendizagem. Passa-se das ajudas aos métodos, dos aparelhos aos recursos e o objectivo final é optimizar os processos na sala de aula.
Em meados da década de 80 ocorreram dois acontecimentos importantes para o desenvolvimento da Tecnologia Educativa:
  • Projeto Minerva: tem a finalidade de conduzir os meios informáticos no ensino não superior
  • Trabalhos da Reforma Educativa: tem a finalidade de sedimentar a Tecnologia Educativa no seio do sistema educativo, pronunciam a fase posterior de desenvolvimento.

A Tecnologia Educativa, que busca a relação da teoria com a prática, tem vindo a investigar nas seguintes direcções: Teorias da Comunicação, Psicologia da Aprendizagem e Teoria Geral de Sistemas. A investigação em Portugal está ainda pouco desenvolvida, no entanto, com a realização dos cursos de mestrado específicos em Tecnologia será de esperar que estas cresçam.
A Tecnologia Educativa faz também parte do nosso Mestrado em Ensino da Música. Com estas ferramentas podemos dinamizar e optimizar o ensino e proporcionar aos alunos novas aprendizagens ao pô-los em contacto com o mundo tecnológico.


Pode ler o restante texto no seguinte link:
 
 
Referências Bibliográficas
Blanco, E. & Silva, B. (1993). Tecnologia Educativa em Portugal: conceito, origens, evolução, áreas de intervenção e investigação. Revista Portuguesa de Educação, vol. 6 (3), pp. 37-55.

Um comentário:

  1. Resenha muito bem organizada em que tudo esta perfeito: as referencias, a estruturação das ideias a forma como destacarm o que era essencial e acessorio.
    O unico senão é terem escolhido um texto que refere uma realidade que já faz parte da historia da TE quando podiam ter optado por algo mais actual...
    Mas sem duvida um excelente trabalho!
    Abc
    CC

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